MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA ANPUH – BAHIA SOBRE A GREVE DOS DOCENTES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA ANPUH – BAHIA SOBRE A GREVE DOS DOCENTES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – SEÇÃO BAHIA (ANPUH-BA) vem manifestar apoio à greve dos docentes nas Universidades Estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC), como também declarar ampla solidariedade com as/os trabalhadoras/es da educação que, em diferentes níveis de ensino, espalhadas/os pelo território nacional, reivindicam de modo legítimo uma educação pública, democrática e de qualidade.

As Universidades Estaduais Baianas (UEBAS) constituem-se em espaços estratégicos de formação e exercício profissional das/dos historiadoras/es e de tantos outros profissionais do Estado, mas também um patrimônio inalienável dos baianos, daí a legitimidade e importância da pauta docente ora apresentada. A realidade orçamentária das UEBAS é grave, resultado da política do Governo do Estado, que acentua a precarização da educação superior da Bahia e atinge diretamente o funcionamento das Universidades. Por essa razão, em defesa da educação pública, gratuita, democrática, de qualidade e socialmente referenciada, apoiamos a greve das/os professoras/es por melhores condições de trabalho nas Universidades Estaduais Baianas.

Por fim, solicitamos do Governo do Estado uma resposta concreta aos problemas orçamentários e de valorização da carreira docente, no magistério público superior na Bahia e transmitimos nossos votos para o sucesso das negociações vindouras. Nós, da ANPUH-BA, defendemos a educação pública do Estado e os interesses das/os historiadoras/es que atuam nas Universidades do Estado da Bahia.

ILHÉUS/BA, 23 DE ABRIL DE 2019
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – SEÇÃO BAHIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *