CHAMADA PARA ARTIGOS

CHAMADA PARA ARTIGOS

Dossiê “Múltiplos Olhares Sobre Política e Religião”
Edição 9, Julho de 2019

A proposta do dossiê é reunir trabalhos de diferentes orientações metodológicas que explorem os aspectos históricos das relações entre política e religião, assim como das suas implicações nas demarcações dos espaços públicos e privados.

Prazo para envio de textos: 10/02/2019

Acesse o site: http://www.ufjf.br/facesdeclio/
Curta a página da revista no Facebook: https://www.facebook.com/facesdeclio/

Nota ANPUH

ANPUH DIVULGA: NOTA

Vimos com surpresa e indignação uma nota do jornalista Ascânio Seleme, publicada no Jornal O Globo de 06.01.2019, na qual se lê que está sendo estudada, no MEC, a adoção de uma política de atestados ideológicos para concessão de bolsas para doutorado no exterior. A intenção é negar bolsas e, até mesmo, cortar as existentes, de pesquisadores que possam ter pesquisas com um viés que não esteja de acordo com a política que se implantou no poder executivo neste momento.

A Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) declaram total indignação com a tentativa de instalar a censura na pesquisa e entendem que o conhecimento científico, do qual o país tanto necessita, precisa ser estimulado; os critérios de avaliação precisam ser pautados na qualidade da questão e da metodologia a ser utilizada. Qualquer critério ideológico que passe a ser utilizado para negar apoio à pesquisa, significará o atraso científico e tecnológico do Brasil.

ANPUH-Brasil
ANPOCS
ANPEd
SBHE

Colóquio Regional de História Colonial | Porto Seguro (BA)

O IV Colóquio Regional de História Colonial ocorrerá entre os dias 18 e 20 de abril de 2018, na cidade de Porto Seguro (BA). Este evento tem se constituído num importante fórum de articulação e promoção das diversas investigações de historiadores baianos sobre o período colonial, bem como um  profícuo momento de troca de experiências, saberes e perspectivas com pesquisadores de outras regiões do país e de outros países. É um espaço que tem fortalecido os laços entre pesquisadores da história colonial, renovando um tradicional campo de pesquisa no estado à medida que permite refletir os resultados das atuais pesquisas desenvolvidas e compartilhar os diversos percursos de pesquisa construído

 

IX Encontro Estadual de História

A Associação Nacional de História – Seção Bahia (ANPUH-BA) convida seus(suas) associados(as), professores(as), pesquisadores(as), estudantes e demais interessados(as) na área para o IX Encontro Estadual de História, que terá como tema: “História e Movimentos Sociais”.

O evento será realizado na cidade de Santo Antônio de Jesus, nas dependências da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus V, entre os dias 04 a 07 de Setembro de 2018.

Em consonância com as edições anteriores, o IX Encontro Estadual de História afirma-se como o maior evento da área de História no Estado da Bahia, tendo mantido sua periodicidade desde 2002.

A programação científica conta com conferências, mesas redondas, simpósios temáticos para apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas.

ACESSE http://www.encontro2018.bahia.anpuh.org/

IV Encontro Estadual de Ensino de História – ANPUH-BA | Lançamentos de livros/inscrições

As inscrições para lançamentos de livros devem ser feitas através do e-mail do evento:

ensinodehistoria2017.anpuhba@gmail.com

Os(as) interessados(as) devem enviar mensagem de texto contendo um resumo do livro e referência bibliográfica (autor, título, cidade, editora e ano de publicação) até o dia 30 de Setembro de 2017.

NOTA DE APOIO DA ANPUH-BA À UFRB

NOTA DE APOIO DA ANPUH-BA À UFRB

Caro Reitor Silvio Soglia e toda comunidade da UFRB,

A Associação Nacional de História – Seção BA vem manifestar irrestrita solidariedade em virtude ao nefasto ataque à autonomia do Conselho Superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia perpetrado pela Justiça Federal, que suspendeu, via liminar, a concessão do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A universidade brasileira e seus docentes tem sido alvo de constantes ataques à sua autonomia, com inúmeras interferências do Poder Judiciário em atividades acadêmicas sob justificativas escusas de doutrinação ideológica, ações partidárias e uso das instituições públicas para interesses privados.

Certos de que o livre pensamento e os princípios democráticos prevalecerão na resposta da Reitoria da UFRB, nos solidarizamos.

Cachoeira-BA, 18 de Agosto de 2017.

A Diretoria da ANPUH-BA.

Circular nº 01/2017 – Ajuda Financeira para Eventos Às Coordenações dos GTs Estaduais

CIRCULAR
Imagem inline 1

Circular nº 01/2017 – Ajuda Financeira para Eventos Às    Coordenações dos GTs Estaduais

Prezadas e prezados,

A partir de demandas advindas de dois Grupos de Trabalho ligados à nossa Seção Estadual e visando dar um impulso à vida dos GTs, a diretoria da ANPUH-BA vem comunicar a disposição de repassar recursos para que possam custear, total ou parcialmente, eventos realizados pelos GTs. Nesta ação, serão contemplados até 4 (quatro) Grupos de Trabalho. A liberação destes recursos terá o fim experimental de subsidiar a construção de um edital de apoio a eventos a ser lançado para o ano de 2018.

Leia mais… »